As apostas desportivas consistem na actividade geral de previsão de resultados de eventos desportivos. De país para país, varia a sua legalidade e aceitação geral, talvez mais do que em qualquer outra forma de apostas. Em Portugal, em praticamente todos os jogos de futebol, encontra-se publicidade a sites de casinos online. As apostas desportivas cresceram de uma forma surpreendente ao longo dos anos e são provavelmente umas das poucas apostas seguras de fazer através de um casino online. Como explicado a seguir, é melhor informar-se antes de fazer as suas apostas. As apostas desportivas são um jogo de perícia O desafio é juntar e analisar a maior informação possível acerca de um jogo, medir as probabilidades de vitória (ou perda) de cada equipa e consequentemente comparar a sua opinião com o agente de apostas. Avalie bem e sairá vencedor. É assim tão simples. Embora a sorte possa ser um factor decisivo no resultado de qualquer jogo, e eventualmente poder vir a estar contra si em determinada altura, a longo prazo esta irá estabilizar. Ser-se um vencedor consistente nas apostas desportivas não é uma questão de sorte mas sim de se estar preparado para investir tempo e dinheiro em informação acerca dos jogos em que se aposta, em pesar-se todos os factores de uma forma leve e objectiva e em adoptar-se uma abordagem consistente, disciplinada e de longo prazo. Se fizer tudo isto vencerá. Lembre-se, é você que se encontra contra as probabilidades, não o agente de apostas. Este é apenas um homem de meia-idade que trabalha com base numa curta margem de lucro. Para assegurá-lo, idealmente, gosta de ver metade do dinheiro apostado numa equipa e metade na outra. Se uma equipa concentra demasiadas apostas, de forma a equilibrá-las e encorajar apostas na outra equipa, ele irá mexer no “point spread”. A pessoa que está a tentar vencer é o agente de apostas e a perspectiva que este tem das oportunidades de cada equipa. Apenas pelo girar de uma moeda, estará correcto 50% das vezes. Em probabilidades de 10/11, 52,4 % das suas apostas têm que ser vencedoras para ultrapassar o lucro do agente de apostas e atingir um ponto de equilíbrio, de forma a precisar apenas de uma pequena margem para vencer. Faça o seu trabalho de casa e aposte de forma selectiva. É perfeitamente possível atingir 55% de apostas vencedoras e 60-65% é um objectivo realista. A estes níveis terá um hobby extremamente rentável e agradável. Então, envolva-se nas apostas desportivas. Estas consistem em apostas de dinheiro em muitos eventos desportivos populares. Em vez de jogar em Casinos ou em quaisquer jogos ilegais, porque não partir para as probabilidades das apostas desportivas? Dependendo de onde vive, as apostas desportivas tanto podem ser legais ou ilegais. Se forem legais no seu país, então deve tentar. Porém, antes de apostar na sua equipa ou atleta preferidos, terá que compreender as probabilidades das apostas desportivas tendo em conta que a sua compreensão é crucial para estes eventos. As probabilidades decidem se a equipa ou atleta em que quer apostar é o favorito ou o “lanterna vermelha”. Isto então define a quantia de dinheiro que ganhará sempre que fizer a aposta certa. Assim, se ainda não tiver compreendido as probabilidades das apostas desportivas, é melhor continuar a ler. Probabilidades Nas apostas desportivas, as probabilidades expressam-se de uma maneira diferente das oportunidades. O agente de apostas faz as suas probabilidades para mostrar as oportunidades de ocorrência de um resultado desejado. Existem três formas de expressar as probabilidades das apostas desportivas. Na Europa, são amplamente utilizadas as probabilidades decimais enquanto no Reino Unido utilizam-se as probabilidades fraccionais. Os Estados Unidos, onde as apostas desportivas são ilegais em quase todos os estados (excepto no Nevada), utilizam as suas próprias probabilidades. Para converter as oportunidades percentuais em percentagens decimais, use a seguinte fórmula: Probabilidades decimais = 100/ % oportunidade Se existir uma oportunidade de 25% para um Boxer poder ganhar uma partida, então 100/25=4, e 4 é a sua possibilidade decimal. Se apostasse nesse Boxer, e ele ganhasse, receberia 4€ por cada 1€ gasto na aposta. Se apostasse 20€, ganharia 80€. Usando o mesmo exemplo, a probabilidade fraccional seria de 3/1. Quereria dizer que por cada possibilidade de ganhar uma vez, teria três possibilidades de perder. Por cada 1€ apostado, também ganharia 3€. Mais, ganharia de volta o 1€ apostado. Se utilizasse as probabilidades americanas, ou linha de dinheiro, então uma probabilidade de 4 décimas ou de 3/1 equivaleria a +300€. As linhas de dinheiro dividem-se em positivas e negativas. As negativas significariam que existe uma maior quantia de dinheiro em risco para ganhar 100 unidades. As probabilidades positivas representam o dinheiro que ganhará se apostar 100 unidades. Numa aposta única, as probabilidades para diferentes resultados apresentam-se quer no formato Europeu (decimais), do Reino Unido (fraccionais), ou Americano (linha de dinheiro). O formato Europeu é favorecido na Europa Continental, Canada e Austrália Num formato decimal, são o rácio do pagamento total da aposta. As probabilidades decimais de 2.00 são uma aposta em número par. O formato do Reino Unido (fraccional) é preferido pelos agentes Britânicos. São o rácio da quantia ganha na aposta. As probabilidades fraccionadas de 1/1 são uma aposta em número par. As linhas de dinheiro são preferidas nos Estados Unidos. São a quantia ganha numa aposta de 100 quando positivas e a aposta necessária para ganhar 100 quando negativas. As linhas de dinheiro de 100 são uma aposta em número par.
Decimal Fraccional

Linha de dinheiro

1.50 1/2 -200
2.00 1/1 +100
2.50 3/2 +150
3.00 2/1 +200
  Na Internet, existem milhares de agentes de apostas que aceitam apostas desportivas de todo o Mundo. (Nos Estados Unidos e em Portugal, a legalidade das apostas na Internet é ambígua devido às casas de apostas online operarem geralmente fora do País). Algumas casas de apostas online não aceitam apostas dos Estados Unidos devido a estas questões legais por resolver. O agente de apostas ganha uma comissão por considerar o dinheiro em risco como menos do que a quantia apostada. Uma linha comum é uma aposta de €110 com base numa moeda justa que paga €210 para ganhar e €0 para perder. Nesta linha, custa €220 para apostar em ambos os lados da moeda, mas a aposta combinada paga sempre €210. A perda de €10 é a taxa do agente de apostas. Existem posições opostas acerca da interpretação de vencedor ou perdedor através do pagamento desta taxa. Se vir €110 para ganhar €210 numa moeda justa como €100 em risco, então vai parecer que o perdedor paga a taxa; se vir a mesma linha como €110 em risco, então ira parecer que é o vencedor que paga a taxa. Acontece que a prática comum entre as casas de apostas é ajustar as probabilidades para que o montante em risco permaneça constante do lado vencedor, daí a percepção comum de que o perdedor paga a taxa. As taxas expressas como percentagens sofrem do mesmo preconceito. Numa linha como a dada como exemplo, para uma moeda justa, o agente de apostas tem a expectativa de fazer €5 por cada aposta de €110, que é frequentemente dividida e expressa como 4.5%. As probabilidades em equipas ou adversários são expressas em termos de favorito (a equipa que se espera que ganhe, portanto que exige uma aposta mais arriscada) e o lanterna vermelha.

Noções Básicas das Apostas Desportivas

Apesar de à primeira vista o mundo das apostas desportivas parecer complexo, não é tão ameaçador quanto possa parecer. O que é a Oportunidade? Fora do mundo do jogo, a oportunidade é frequentemente referida em termos percentuais. Se atirar uma moeda ao ar, existe 50% de possibilidade de sair cara e 50% de sair coroa. Todos os resultados possíveis em qualquer evento irão atingir 100%. Se atirar um dado, existe uma oportunidade em seis de sair qualquer número. Isto pode-se expressar em 16.66% (seis possibilidades divididas por 100%). Compreender as Probabilidades As probabilidades são o reflexo da possibilidade de ocorrência de um certo resultado num evento, onde qualquer um tem a oportunidade ou hipótese de ter lugar. As probabilidades são simplesmente essa interpretação. Por sua vez, os agentes de apostas criam probabilidades ou preços para reflectir essas mesmas oportunidades. A maioria dos agentes de apostas online dão lhe a opção de escolha do tipo de probabilidades que quer usar. Aposta de Probabilidades Fixas
Quando fixa uma aposta, está a pôr em jogo uma certa quantia fixa de dinheiro contra o dinheiro das casas de apostas para prever o resultado do evento. As probabilidades dos agentes de apostas reflectem quanto ganhará dos mesmos se a sua previsão for correcta. Risco Quando faz uma aposta, o seu risco é a quantia de dinheiro que aposta. Se ganhar, então os seus ganhos são calculados de acordo com as probabilidades sobre as quais a sua aposta foi acordada. Disposição de Probabilidades Este é um outro termo para um agente de apostas. Ao acordar a sua aposta, o agente está a dispor esse proveito particular do evento. Está a arriscar dinheiro próprio para dispor ou prometer pagar os seus ganhos, caso a sua aposta seja bem sucedida. Odds Against Este termo é usado para descrever uma aposta onde irá receber mais do dobro da sua aposta. O lucro da aposta será superior ao gasto. Even Money (EVS) Receberá o dobro da sua aposta. O seu lucro será igual à quantia apostada. Tanto o agente como você arriscam a mesma quantia. Odds On É o termo usado para descrever uma aposta onde terá que arriscar mais do que irá ganhar. Em termos fraccionais, tem que ver com as probabilidades de menos de EVS, portanto ½ arriscar mais. A palavra “on” indica que as probabilidades mudam. Poderá ouvir a expressão 2/1 fazendo referência a uma selecção com probabilidades de of 1-2. Short Odd Indica que uma selecção tem uma boa oportunidade de ganhar. Estas probabilidades estarão onde não receberia um grande retorno pelo seu investimento. Por exemplo, um cavalo com probabilidade 6/4 seria considerado “short odd”. Long Odd Indica que uma selecção tem pouca probabilidade de ganhar. Se estiver correcto receberá um bom retorno no seu investimento. Por exemplo, um cavalo com probabilidade 50/1 seria considerado “long odd”. O que é uma ferramenta de comparação de probabilidades? As ferramentas de comparação de probabilidades comparam os preços oferecidos pelos agentes de apostas em cada evento para que possa escolher o que tem melhores probabilidades, para fazer as suas apostas. Os preços podem variar muito, especialmente em valores elevados ou selecções mais obscuras. Os preços são geralmente comparados através de uma matriz que tem todos os resultados possíveis de determinado evento no canto inferior esquerdo da tabela e todos os preços praticados nas colunas de topo. Verifique as diferenças para ver as variações entre os diferentes sites de casinos. - Existem sites que fazem comparação de probabilidades, através de uma série de agentes de apostas e sites respeitáveis. Será uma boa ideia ter contas no maior número possível de agentes de apostas de forma a estar sempre capaz de obter os melhores preços para não estar restrito apenas a alguns. Porquê utilizar as comparações de probabilidades? As probabilidades disponíveis em qualquer selecção poderão frequentemente variar em 50%! Já é de facto difícil obter lucro nas apostas, pelo que se ignorar a variação de preços das probabilidades, pode colocar em causa as probabilidades de ganhar. Se alcançasse 20% de melhores probabilidades poderia duplicar os seus ganhos!
20% pode alterar o seu lucro / perda ao longo, fazendo-o aumentar ou diminuir substancialmente. Se tivesse que ir ao website de cada agente de apostas para comparar as probabilidades das suas selecções, levaria muito tempo a verificar quais as ofertas de melhor valor. O processo torna-se mais fácil e rápido através da comparação numa só página e matriz, com os melhores preços destacados. Desta forma, terá mais tempo para estudar o formulário! Como usar as comparações de probabilidades Primeiro, terá que saber no que quer apostar. Visite um site de comparação de probabilidades e escolha o desporto no qual quer apostar a partir dos formulários no topo da página. Seleccione o evento e será encaminhado para uma página de comparação de probabilidades. Existe também a possibilidade de mudar as probabilidades para qualquer formato no qual se sinta à vontade. Os apostadores podem escolher entre probabilidades decimais, fraccionais ou Americanas mas isto pode-se facilmente mudar usando a navegação no canto superior direito da página. Uma vez encontradas as melhores probabilidades, seleccione as apostas para estas seguirem de imediato para o agente de apostas. Bolsa de Apostas Os sites de comparação de probabilidades não comparam apenas os preços de todos os agentes de apostas de topo, mas também das mais reputadas bolsas de apostas. Algumas destas bolsas cobram 5% de comissão mas as probabilidades dispostas nos seus sites não consideram esta comissão o que por vezes pode ser confuso se estiver a tentar decidir apostar através de um agente de apostas tradicional ou uma bolsa de apostas. Outras características dos sites de comparação de probabilidades As comparações de probabilidades terão normalmente ferramentas de apoio adicionais para ajudar o apostador. Através de uma ferramenta acumuladora, não terá que calcular décimas difíceis para descobrir quais são as melhores probabilidades totais para a sua aposta. Tudo o que tem que fazer é seleccionar o resultado da partida no qual quer apostar e então encontrar o melhor agente de apostas. Pode combinar apostas de futebol com outros desportos na ferramenta acumuladora e esta irá descobrir qual o melhor agente de apostas para colocar a sua aposta. Reality TV Em alguns países, nos últimos anos, os reality shows televisivos tornaram-se bastante populares tal como as apostas que rodeiam estes mesmos programas. O maior reality show para apostas é o Big Brother. Perigos das apostas em Reality Shows Os reality shows televisivos não são produzidos com a finalidade de apostas o que torna esta situação perigosa devido a:
  • Alteração de regras – e.g. expulsões duplas no Big Brother
  • Desistência de concorrentes – sem reembolso
  • Adição / reintegração de concorrentes (especialmente no Big Brother)
  • Expulsão de concorrentes por quebra de regras
  • A edição do programa pode repercutir-se dramaticamente na votação
Apostas em Prémios Os prémios de cinema são outro mercado especial no qual os apostadores gostam de apostar, sendo particularmente intensas nos Óscares e na Personalidade Desportiva do Ano. Óscares Os Óscares decidem-se através de um painel. Normalmente têm favoritos indicados mas a Academia gosta frequentemente de marcar a sua posição em uma ou duas das suas decisões e é comum acontecerem resultados surpreendentes em algumas das categorias principais. Perigos das apostas em Prémios Enquanto alguns filmes parecem obviamente vencedores, com imensas nomeações de categorias, alguns perdem porque:
  • Muitos dos membros da Academia são actores mais velhos – votam em quem eles querem que ganhe e não em quem deve ganhar.
  • Nas categorias de melhor Actor / Actriz um bom desempenho não é o suficiente – depende da personagem desempenhada e também do filme.
  • É difícil prever quem vota na Personalidade Desportiva do Ano.
Política A política e as apostas normalmente não andam de mão dada mas existem oportunidades nas grandes eleições tal como nas eleições partidárias. Como existem muito poucos candidatos nestes eventos é raro para um favorito não estar na primeira fileira de candidatos. Os compiladores de probabilidades normalmente compreendem estes mercados portanto um retorno decente só será obtido através de uma aposta bastante grande. Quais eram as probabilidades da vitória de Obama? Perante isto, parece uma questão estranha. Depois de tudo, ele ganhou mas antes da eleição a vitória era uma incerteza, e a probabilidade é como quantificamos a incerteza. Portanto, o que podemos dizer acerca de como esta probabilidade deveria ter sido encarada? Sabemos que estávamos perante probabilidades – uma troca de apostas permite que as pessoas aceitem ou façam apostas. O processo converge, a qualquer momento, para um determinado conjunto de probabilidades perante as quais as pessoas estão dispostas a ser o apostador ou o agente de apostas. Este mercado de previsões dá uma “probabilidade” de Obama ganhar as eleições. Esta probabilidade foi-se alterando ao longo do ano antes da eleição, como a seguir ilustrado, juntamente com alguns dos principais eventos ocorridos. Podemos verificar como as probabilidades mudaram em resposta aos eventos. Antes de ser nomeado pelo Partido Democrata, Obama teve que competir com outros candidatos, nomeadamente Hillary Clinton, em cada estado. No início da campanha Clinton era a firme favorita, apesar da probabilidade de uma vitória de Obama alcançar os 40% depois de ter ganho importantes estados. As suas probabilidades ultrapassaram os 50:50 em Fevereiro após mais sucessos contra Clinton, e aumentaram novamente quando Clinton admitiu a derrota em Maio. Então, o seu adversário seria McCain, e Obama permaneceu o favorito até à dramática crise financeira de Setembro. Após a tomada pelo governo das maiores organizações de crédito até à falência do banco Lehman Brothers e da companhia de seguros AIG no dia 15 de Setembro, as probabilidades de Obama caíram a pique e McCain foi por um breve período o favorito. Porém, a partir de 15 de Setembro as probabilidades de Obama aumentaram fortemente até ao Dia das Eleições, no dia 4 de Novembro. Neste contexto, uma "probabilidade" de 20% significou que as pessoas estavam dispostas a apostar 4 para 1, o que significava que se alguém apostasse 1€ na vitória de Obama, ganharia 4€ mais a sua aposta inicial fazendo 5€ no total. Perigos de Apostar na Política
  • Estes eventos ocorrem alguns anos depois da aposta ser efectuada, portanto:
  • O dinheiro pode ficar preso por longos períodos de tempo – às vezes um melhor retorno pode ser alcançado a partir de uma conta poupança de alto interesse através da Internet
  • Entre a aposta e a sua aceitação tudo pode acontecer – guerra e terrorismo são dois factores que podem influenciar opiniões políticas e a popularidade como indicado na tabela anterior.
Regras de Ouro das Apostas Especiais Aposte unicamente se tiver margem Os mercados especiais tem uma média pobre porque não têm base de sustentação e os apostadores literalmente usam puro instinto. As apostas só deveriam ser feitas se for capaz de ter margem sobre o agente de apostas. A margem mais óbvia a ter seria informação classificada mas isso é um luxo que poucos têm e que pode mesmo ser ilegal. Conhecer as Regras Só poderá apostar com sucesso nestas apostas especiais se compreender completamente as suas regras.

Apostas Desportivas – Compreender os Totais

Muitos apostadores desportivos acreditam que apostar em overs/unders é mais fácil que tentar adivinhar o vencedor de um jogo e os agentes de apostas tendem a concordar com este facto ao estabelecer limites de apostas mais baixos nos overs/unders do que fazem quando se aposta numa equipa, quer contra o point spread quer contra a linha de dinheiro. Point spreads Compreender os Point Spreads é o passo essencial para aprender sobre apostas desportivas. O que é o Point Spread? Em qualquer jogo de futebol ou basquetebol (os jogos principais utilizados nos point spreads) existem duas equipas adversárias. Estas equipas, porém, raramente estão tabeladas da mesma forma - ou seja normalmente uma equipa tem maior probabilidade de ganhar o jogo. Se os apostadores pudessem apostar em quem simplesmente vai ganhar o jogo, os mais inteligentes apostariam obviamente na melhor equipa. Se ganhar fosse tão fácil, os agentes de apostas desportivas de Las Vegas e além fronteiras deixariam de aceitar quaisquer apostas! É aqui que entra o point spread: a função básica do point spread é equilibrar a predisposição de “vitória” de cada equipa através do ajuste da pontuação final pelo point spread.

Agências de Apostas

O papel do agente de apostas é agir como um criador de mercado para as apostas desportivas, tendo a maioria um resultado duplo: uma equipa ou ganha ou perde. O agente de apostas aceita ambas as apostas, e mantém um spread que lhe assegura lucro independentemente do resultado da aposta. Porém, a conclusão chave é que o total apostado é igual em ambos os lados. Um desequilíbrio resulta numa determinada exposição (risco do evento) para o agente de apostas. Para evitar esta situação, estes ajustam os seus preços para tentar balançar as apostas, para conseguirem a mesma quantia de dinheiro em ambos os lados. Os agentes de apostas oferecem geralmente dois tipos de apostas sobre o vencedor de um evento desportivo: um straight-up ou linha de dinheiro, ou uma aposta de Point Spread. As linhas de dinheiro ou preços straight-up são utilizados para estabelecer probabilidades em desportos tais como futebol, basebol e hóquei (a natureza da pontuação torna os point spreads impraticáveis) tal como o boxe. Para estes desportos, os agentes de apostas Europeus e Asiáticos geralmente usam probabilidades straight-up, que se baseiam num desembolso para uma única unidade de aposta; por exemplo, um favorito de 2-1 teria um preço de 1.50, enquanto que um não favorito que devolvesse duas vezes o valor apostado seria listado a 3.00. Por exemplo, suponhamos que um jogo de futebol Americano entre o estado do Kansas State e Stanford tinha o Kansas State como favorito por 27 pontos (citado como Kansas State -27, ou Stanford +27):
  • Se o Kansas State derrotar Stanford por mais de 27 pontos, cobriram o Spread e os apostadores do estado do Kansas receberiam 100€ numa aposta de 110€. Os apostadores de Stanford perdiam os 110€ apostados.
  • Se Stanford derrota o Kansas State, os apostadores de Stanford receberiam 100€ numa aposta de 110€. Os apostadores do Kansas State perdem os 110€ que apostaram.
  • Se Stanford perder por menos de 27 pontos, ganharam ao Spread. Ambos os apostadores são tratados se como Stanford tivesse ganho o jogo.
  • Se o Kansas State ganhar exactamente por 27 pontos, a aposta designa-se "push", e nenhum lado ganha. É normal os agentes de apostas Americanos devolverem em cheio as a todos os apostadores. Para prevenir o Push e assegurar que recebem a sua comissão em apostas perdidas, os agentes frequentemente definem Point Spreads que incluem um meio ponto.
Overs/unders, normalmente referidos como totais, são um tipo de oportunidade de aposta oferecida aos jogadores onde estes poderão apostar que a pontuação final de um jogo está acima do total anunciado pelo agente de apostas ou é inferior. O vencedor de uma aposta de totais determina-se pela soma da pontuação de ambas as equipa. É assim tão simples. Imagine que os New York Jets jogam contra os Miami Dolphins e que o total anunciado é 40. Se apostar acima, ganha se as duas equipas em conjunto fizerem mais de 40 pontos. Se os Dolphins ganharem por 24-17, fez uma aposta vencedora. Se os Dolphins ganharem 24-14, perderia a aposta, porque a pontuação conjunta foi apenas 38. Se o resultado final fosse 40, seria um empate e receberia de volta o seu dinheiro.

Totais de Futebol e Basquetebol.

Quando aposta em totais de futebol ou basquetebol, o apostador arrisca €11 para ganhar €10, tal como acontece quando apostam contra o point spread. Se o agente de apostas puder alcançar uma quantia igual de dinheiro apostado nos totais, garante dinheiro independentemente do resultado final. A maioria dos totais na liga NFL de futebol varia entre 32 e 52, sendo a média à volta dos 41 pontos. Num jogo entre duas equipas altamente concretizadoras mas com pobres defesas, pode-se firmar um total mais elevado. Em raras ocasiões, duas equipas altamente defensivas, perante más condições atmosféricas, podem ver o total do jogo afundar para baixo de 32. Os totais do futebol universitário podem ser ainda mais elevados, pois algumas equipas têm um grande ataque e uma defesa fraca. Estes totais podem alcançar os 70 pontos. Quando um agente de apostas aceita uma aposta máxima num resultado de futebol, geralmente ajusta a linha em .5 pontos num esforço em atrair a aposta para o outro resultado, apesar de isto depender de cada agente de apostas. Podem mover a linha um ponto ou podem não lhe tocar. Os totais do basquetebol funcionam da mesma forma que os totais do futebol, onde o apostador arrisca €11 para ganhar €10. Naturalmente, os totais são muito mais altos, pois marcam-se muitos mais pontos num jogo de basquetebol, ao contrário de um jogo de futebol, e os totais podem variar entre 120, para uma equipa de baixa pontuação da NCAA, e os 200 para um jogo da NBA. Quando os agentes de apostas aceitam uma aposta máxima num total de basquetebol normalmente ajustam a linha em 1.5 pontos. Exemplo: Se o total apostado nos New York Knicks e os New Jersey Nets é 190 e um há uma aposta de €500 no “over”, que será aposta máxima permitida numa determinada casa de apostas. CORRIDAS DE CAVALOS São um desporto equestre praticado ao longo dos séculos que remonta às corridas de carruagens dos tempos Romanos. Estas corridas costumavam estar associadas à Máfia porém nos dias de hoje são geridas por grandes corporações. As percentagens de vitória oferecidas variam de corrida para corrida. Se vai apostar nestas corridas certifique-se de que faz o seu trabalho de casa, quer a nível online ou offline. Deverá fazer certas coisas antes de iniciar as suas apostas, tal como saber em que cavalos apostar, como e porquê: Frequência das Corridas Conheça as datas das corridas mais recentes de um determinado cavalo. Uma corrida de cavalos em intervalos regulares e consistentes — idealmente a cada duas ou quatro semanas — será o ideal. Um cavalo que esteja ausente por algum tempo poderá ter estado doente. Seja cauteloso quando aposta nestes cavalos pois podem precisar de algumas corridas até atingirem a forma. As linhas de dispensa no Daily Racing Form tornam fácil saber qual o cavalo que tenha estado ausente por mais de 45 dias. Verifique também os resultados dos treinos. Se o cavalo treinar regularmente, já poderá estar apto, especialmente se demonstrar alguns exercícios “bala” e for treinado por um treinador de topo. A carreira do cavalo

Consulte publicações ou a Internet para pesquisar os seus cavalos de eleição.

Todos os cavalos têm um histórico com a indicação do record na presente corrida e a distância que ele percorre; o quão bom é em superfície molhada e em turfa. Alguns cavalos preferem certas distâncias e outros excedem-se em pistas específicas. Compare estas estatísticas com o resto da concorrência para poder encontrar o vencedor. Quem são os intervenientes humanos? As capacidades do jockey e do treinador são extremamente importantes quando se avalia a capacidade de vitória de um cavalo. Tenha em mente que quase 80 % de todas as corridas são ganhas pelos 20% de jockeys e treinadores de topo. Tal como os cavalos, os treinadores têm marés de sorte. A maioria dos treinadores enquadra-se algures na média de 10-20 % de vitórias. Como regra geral, evite treinadores abaixo dos 10 %. Actualmente, é comum ver treinadores de topo ganhar 30% das suas corridas ou mais. Preste especial atenção aos cavalos acompanhados por estes treinadores. Em que posição terminou da última vez? As linhas de corrida de cada cavalo indicam o desempenho do cavalo em corridas anteriores. Estilo A maioria dos cavalos desenvolve um determinado estilo. “CJ’s Combine” seria considerado um “perseguidor.” Gosta de correr pouco depois da partida. Assegurar-se dos estilos de corrida é muito útil numa corrida. Se existir apenas um cavalo que goste de acelerar logo à partida, geralmente ganha a liderança com facilidade e termina a partida com imensa energia. Se correrem muitos cavalos velozes, estabelece-se um ritmo inicial elevado e uma chegada cansativa, dando lugar a uma chegada renhida. Firmar uma aposta O quadro de totais e os monitores nas corridas mostram as probabilidades de vitória de cada cavalo na próxima corrida, assim como cada combinação exacta. As probabilidades são actualizadas a cada 10 segundos para reflectir as alterações na actividade de apostas. Por exemplo, se o cavalo 4 paga 8:5 então uma aposta de 2€ ganharia 3.20€, para um retorno total de 5.20€. Ao contrário das apostas desportivas, aqui o apostador não está preso às probabilidades do momento quando aposta. Pelo contrário, as probabilidades alteram-se até ao momento de as publicar, altura em que todas as apostas fecham. Existe uma forma específica de apostar na janela de apostas. Deverá ter em conta a pista (se não a especificar assumir-se-á a pista mãe), o número da corrida, quantia apostada, tipo de aposta e número do cavalo. Há pouca tolerância a indecisões na janela de apostas. Ninguém quer ficar preso em linha atrás de si por isso seja o mais eficiente possível na sua aposta. Cerca de um minuto após o fim da corrida o quadro de pontuação mostra o valor dos bilhetes vencedores relativos a apostas de €2. O quadro poderá assemelhar-se ao que se segue:
               Cavalo      Ganho      Posição     Show
     1º       5              7.00         3.00         2.70
     2º       2                             2.40         2.20
     3º       3                                            3.50

Estas quantias incluem a aposta inicial de €2. Por exemplo, uma aposta de €2 no cavalo 5 pagaria 3.00€ (€1.00 em ganhos e €2.00 da aposta inicial). O quadro de pontuação também mostra os ganhos possíveis em apostas exóticas. Por vezes um cavalo pode ser desqualificado após inquérito no final da corrida. Aguarde uns minutos no final da corrida antes de descartar o seu bilhete porque se houver uma desqualificação, esta pode jogar a seu favor.

Cálculo de Pagamentos 

“On bets” é uma forma de ganhar o restante depois do fundo ser dividido entre os vencedores em proporção da quantia apostada. O pagamento por cada aposta de €2 arredonda-se sempre para o próximo incremento de 10 ou 20 cêntimos. Isto chama-se "breakage", que não é um valor extra insignificante para a corrida.

Por exemplo, se estão €1000 em aposta, e estão apostados €200 no cavalo vencedor, então o pagamento para os bilhetes vencedores será determinado como se segue. Primeiro a casa recolhe a sua parte; digamos 17% o que deixa €830. Depois deduzem-se as apostas no vencedor, restando €630 para pagar os vencedores. O rácio de vitórias para as apostas vencedoras é €630/€200=3.15. Este rácio é depois aplicado à aposta mínima de €2: 3.15 * €2 = €6.30. Os €6.30 são arredondados para €6.20, que é o pagamento final para uma aposta de €2. Todos os apostadores premiados serão pagos de acordo com este rácio. Por exemplo uma aposta de €100 irá ganhar €100*(6.20/2.00) = €310. Quando recebe uma aposta premiada o apostador irá também receber a sua aposta inicial. No exemplo indicado um bilhete premiado de €2 receberia de volta €8.20 (€6.20 em proveitos mais os €2.00 da aposta original).

No caso das apostas de Vencedor e Placê o fundo vencedor é dividido igualmente em um fundo para cada cavalo vencedor. Por exemplo assuma que estão em jogo €1000 e que o primeiro e segundo cavalos são x e y. Assuma que €100 estão apostados no x e €200 no y. Primeiro a casa leva a sua margem de 17% deixando €830. Depois são deduzidas as apostas vencedoras de €300 deixando €530 para pagar aos vencedores. Metade deste valor, €265, será pago aos vencedores de cada cavalo. Neste caso, a rácio de vitórias para as apostas vencedoras no cavalo x serão €265/€100=2.65 e no cavalo y serão €265/€200=1.325. As apostas não arredondadas de €2 no cavalo x são 2.65 * €2 = €5.30, e no cavalo y são 1.325 * €2 = €2.65. Estas quantias são arredondadas para baixo em ganhos de €5.20 no x e €2.60 no y, incluindo a aposta inicial. Com apostas premiadas de €2 ganha €7.20 no x e €4.60 no y.

Por vezes, quando um forte favorita ganha, especialmente numa aposta Show, os ganhos podem reduzir-se a zero. Neste evento, a pista tem que devolver no mínimo €2.10 por cada aposta de €2.00, mesmo que resulte numa perda líquida para a corrida.

Vencedor – É um vencedor se o seu cavalo vencer a corrida.

Placê – É um vencedor se o seu cavalo terminar em primeiro ou segundo.

Show – É um vencedor se o seu cavalo terminar em primeiro, segundo ou terceiro.

Ao longo do quadro - Se quer apostar num cavalo para todas estas situações, pode simplificar a aposta ao dizer ao agente que quer apostar, por exemplo, €2 ao longo do quadro no número 4.

Dupla Diária – Uma aposta que exige a selecção dos cavalos vencedores em duas corridas designadas. A maioria das pistas oferece uma dupla diária na primeira e segunda corridas. Se apostar uma dupla diária de “2-6”, o número 2 tem que ganhar a primeira corrida e o número seis a segunda.

Exacta (ou Perfecta) – É uma aposta que exige a selecção da posição exacta de chegada de dois cavalos. Se apostar uma exacta de “3-4”, o número 3 tem que ficar em primeiro e o número 4 em segundo.

Top Wheel – Nas apostas Exacta, onde se aposta no cavalo que o apostador pensa ter mais probabilidades de ganhar. Digamos que pensa que irá ganhar o cavalo n.º 5, e que quer assegurar que o tem no topo da sua Exacta. Deverá então “rodar” o número 5 com todos os outros cavalos da corrida, com um custo de €2 por aposta. Se existirem outros cinco cavalos na corrida, “rodar” a sua selecção irá custar-lhe €10.

Bottom Wheel – Nas apostas Exacta, uma aposta que combina um cavalo que o apostador pensa ter a melhor hipótese de ser segundo com todos os outros cavalos na corrida.

Trifecta (ou Tripla) – Você tem de seleccionar a ordem exacta de chegada dos cavalos em primeiro, segundo e terceiro lugares.

Pick 3  – Ganha ao seleccionar os vencedores de três corridas designadas. Pode escolher mais que um cavalo em cada corrida, mas o custo da sua aposta irá aumentar em proporção. Também se designa tripla diária.

Pick 6 – Não é uma fácil seleccionar os vencedores de seis corridas consecutivas, mas o reembolso é geralmente grande dependendo do número de apostadores que seleccionem correctamente esta combinação vencedora.

Ligados – Quando um ou mais cavalos numa corrida pertencem ao(s) mesmo(s) dono(s), diz-se que são “ligados” e constituem uma única unidade de aposta. (Por outras palavras, uma aposta num cavalo é uma aposta em todos). Independentemente da posição, os seus números seriam “1” e “1A”, sendo o 1 o cavalo com a posição mais próxima do corrimão de corrida e 1A o cavalo mais exterior. Eles partem das posições que ocupam na altura da entrada. Apesar de serem listados como “1 e 1A”, podem alinhar, por exemplo, das portas 3 e 9.

Even Money – Probabilidades de 1-1 num cavalo onde o lucro iguala o investimento, numa aposta bem sucedida.

Probabilidades – Quando um cavalo tem probabilidades de 3-1, significa que receberá de volta €6 por cada aposta de €2, mais a sua aposta inicial. Assim, uma aposta de €2 em 3-1 paga €3 x 2 + €2 (a sua aposta inicial) para um total de €8.

Odds-On – Às vezes aposta-se tão forte nos cavalos que estes dão menos de €2 de lucro por cada €2 apostados. São escolhas “odds-on”. Por exemplo, um cavalo que tenha probabilidades de 1-2 paga €1 por cada aposta de €2, mais a sua aposta. Assim, uma aposta de €2 em 1-2 devolve €1 + €2 para um total de €3. Um vencedor que receba menos de €4 é “odds-on”.

Overlay – Um cavalo cujas probabilidades nas apostas actuais são maiores do que acha que deveriam ser; em outras palavras, um cavalo que pensa estar a ser subestimado pelo público.

O contrário é um underlay

 

Probabilidades                       €2 Retorno de Apostas 

 

1-10                                                    €2.20

1-5                                                      €2.40

2-5                                                      €2.80

1-2                                                      €3.00

3-5                                                      €3.20

4-5                                                      €3.60

1-1                                                      €4.00

6-5                                                      €4.40

7-5                                                      €4.80

3-2                                                      €5.00

8-5                                                      €5.20

9-5                                                      €5.00

2-1                                                      €6.00

5-2                                                      €7.00

3-1                                                      €8.00

7-2                                                      €9.00

4-1                                                      €10.00

9-2                                                      €11.00

5-1                                                      €12.00

6-1                                                      €14.00

7-1                                                      €16.00

8-1                                                      €18.00

9-1                                                      €20.00

10-1                                                    €22.00

12-1                                                    €26.00

15-1                                                    €32.00

20-1                                                    €42.00

 

Muitos apostadores alteram as suas apostas na última corrida quer para “compensar” perdas ou “escalar” ganhos. Não é uma coincidência que os agentes de apostas tenham assegurado que a última corrida do dia seja frequentemente uma desvantagem ou uma das corridas mais duras do dia. Irá haver mais corridas no dia seguinte e após o dia seguinte. O segredo é aguardar por oportunidades e apenas apostar quando souber quais as circunstâncias que favorecem a si e não ao agente de apostas. Nunca deverá alterar a sua abordagem, ou desviar-se de apostas razoáveis pois não existe algo como “A Última Corrida”.

Para obter lucro ao longo de uma série de apostas, terá que fazer apostas maiores que a verdadeira oportunidade de ganhar. Para alcançar isto a longo prazo, precisa de se concentrar em cada corrida individualmente a procurar o valor da mesma.

A chave em cada corrida é compreender o seu valor.

Terá também que assegurar-se que aposta correctamente e nas corridas certas porque é a única maneira de manter os valores altos e proteger o seu dinheiro.

Muitos apostadores procuram a emoção de uma vida; fazendo apostas que irão produzir uma enorme riqueza com um pequeno investimento. Os agentes de apostas jogam com o seu instinto e vão em frente em encorajá-lo a fazer apostas exóticas de múltipla selecção, que de uma assentada geram uma grande quantia de dinheiro.

Porém, os Profissionais raramente apostam em múltiplas. A maioria aposta em únicas, afastando-se das primeiras. Os agentes promovem incessantemente uma série de apostas múltiplas com nomes exóticos e os jogadores regulares mais experientes e que são experientes o suficiente para recusar apostas que sabem ser estúpidas deixam-se ir abaixo por sacrificarem continuamente os seus lucros com apostas sem sentido.

Emoção

As apostas são um jogo solitário e também um jogo de perícia. A emoção mina o sucesso de várias formas. Existe o conforto em saber que quando erra o faz como um cordeiro, que errou, mas porque seguiu o grupo. Nas apostas, as leis do mercado ditam que a longo termo os cordeiros irão ser espoliados. A emoção neutraliza a disciplina e práticas estabelecidas bem sucedidas. A emoção é um factor que ameaça todos os apostadores.

As corridas deveriam ser interpretadas isoladamente. Todos somos emotivos nas apostas ao contrário dos jogadores de topo, que conseguem controlar todas estas emoções.

A maioria dos apostadores é preguiçosa! A tendência humana é tentar “safar-se” com o menor esforço. Estes apostadores são uma presa fácil para os agentes de apostas porque não se esforçam no seu processo de selecção e nem procuram obter o máximo lucro das suas apostas. Seguem religiosamente uma doutrina de pobre planeamento e falta de pesquisa. Recusam-se a estudar e despender tempo a ver qual a melhor forma de serem bem sucedidos nas apostas. Recusam-se a investir no jogo e na sua própria aprendizagem. Não se pode recusar a despender dinheiro e ficar apenas a olhar para a corrida por 30 minutos à espera de ganhar a longo prazo. Não pode mesmo dar-se bem com esta atitude se quer ganhar dinheiro com as apostas.

Se fosse assim tão fácil, milhões de pessoas agiriam assim. Tem que investir nas suas apostas ou pagar a alguém para fazê-lo. Os que se esforçam mais são os que poderão ser melhor sucedidos. Porém, de uma forma espantosa, a maioria dos apostadores falha em aprender com os seus erros tendo em conta que os cometem uma e outra vez ao longo dos anos.

Faça um esforço para melhorar o seu desempenho com as apostas aprendendo continuamente com os seus erros e fraquezas no seu jogo.

DICAS FINAIS

Se adoptar as estratégias correctas as suas hipóteses de alcançar um lucro decente aumentam significativamente. Porém, não espere ver resultados imediatos. Por vezes, poderá demorar até ver retorno. A seguir encontra algumas dicas a ter em mente quando estiver a delinear a estratégia ideal para as suas apostas.

Dica 1Gerir o seu dinheiro – Esta é a dica mais importante mas que muitos esquecem. É crucial que nunca aposte mais do que está de facto disposto a perder. Portanto, precisará de uma certa quantia de dinheiro que usará para as suas apostas e ficar por este montante independentemente de ganhar ou perder.

Dica 2Encontrar os números certos – É crucial empregar algum tempo na comparação de linhas que cada agente de apostas oferece antes de efectuar quaisquer apostas. Como irá depressa descobrir, cada agência de apostas oferece linhas diferentes e isto estará constantemente a mudar dependendo de como os seus clientes apostam. Portanto, é comum encontrar um ou dois pontos de diferença nas linhas de diferentes casas de apostas.

Dica 3Faça o seu trabalho de casa – Para ser realmente capaz de encontrar as melhores apostas deverá permanecer num desporto em particular e pesquisar o mais possível sobre o mesmo. Irá ver que existe imensa informação disponível online que o poderá ajudar a determinar quais são as melhores probabilidades a seguir e isto é algo que os agentes de apostas não têm o mesmo tempo para acompanhar.

Dica 4Confirme as probabilidades – Antes de começar a apostar, verifique as probabilidades nas diferentes agências de apostas. Certamente, se pretende apostar grandes quantias de dinheiro, isto pode fazer uma grande diferença no seu retorno quando ganha. Novamente, a Internet é uma fonte muito útil para encontrar apostas desportivas e para aprender mais sobre os vários tipos disponíveis de apostas.

Dica 5Quando apostar – Tal como é importante aprender quais as melhores probabilidades, também precisa de saber quando é a melhor altura para fazer apostas. Certamente, se pretender apostar na equipa menos favorita, em qualquer partida, é melhor apostar o mais tarde possível enquanto que se pretender apostar no favorito é melhor apostar logo de início pois normalmente os apostadores frequentes irão dispender grandes quantias de dinheiro e a esta altura as probabilidades começarão a diminuir.

Dica 6 – Pense – Muitos factores determinam os point spreads, tais como condições atmosféricas, se é um jogo em casa, últimos jogos, lesões. Estas coisas descobrem-se facilmente através do jornal ou da Internet.

 
Não aposte com o coração mas sim com a cabeça. O seu clube ou equipa pode estar a passar por uma fase menos boa, mas só porque é a sua equipa não significa que tenha que apostar nela. Tem que saber separar as águas.  
Os criadores de probabilidades decidem não só pelos factores indicados mas também pela forma como acreditam que o público apostará e necessariamente em quem vai ganhar. A maioria das pessoas ignora este facto o que pode afectar as suas vitórias. Você tem que olhar para as probabilidades e para os pagamentos e decidir qual a melhor aposta para si!