VIII. Como Ganhar no Poker Lição 1: O Básico Existem de facto duas coisas a aprender em relação ao Poker. Primeiro, as noções básicas do jogo e depois como apostar. Para começar, o Poker é um jogo clássico jogado com um conjunto standard de cartas, cujo objectivo é dispor grupos de cartas em conjuntos vulgarmente conhecidos como mãos. Existem tantas variantes de Poker que é difícil fazer uma descrição detalhada quando este é abordado no geral. Se procura aprender uma determinada variante verifique os outros cursos de Poker oferecidos. O jogador vencedor é aquele que, de entre todos, tem a mão mais cotada. O objectivo do Poker não é simplesmente ganhar uma série de mãos mas sim ganhar o máximo de dinheiro possível! Após uma série de muitas jogadas, os jogadores bem sucedidos serão aqueles que maximizam os seus ganhos enquanto minimizam as perdas. A mão mais alta no Poker tem cinco cartas do mesmo valor ou quaisquer cinco cartas. Mas, esta última situação só é possível num jogo com cartas que podem assumir o valor de qualquer outra carta no jogo. A mão mais cotada num jogo de Poker sem estas cartas é o straight flush. As cotações das mãos, no sentido descendente são: five of a kind, straight flush, four of a kind, full house, flush, three of a kind, two pair, one pair, high card. Quando duas mãos têm a mesma cotação, o desempate depende do tipo de mão. Para ver uma descrição detalhada de cada mão. Para straight flushes, flushes, straights, e nada, ganha a mão que tenha as cartas mais altas. Portanto, o straight Q-J-10-9-8 bate o straight J-10-9-8-7. Também venceria 5-4-3-2-A, porque o Ás está a ser utilizado como uma carta baixa neste caso. Se existir um empate entre cartas altas, comparam-se as segundas maiores cartas, e seguidamente, até que uma carta seja maior que a outra. Por exemplo, o flush A-10-4-3-2 bate o flush A-9-8-7-6 porque o 10 é maior que o 9. Se todas as cinco cartas são idênticas excepto o naipe, as mãos são iguais e o prémio partilha-se de forma igual entre os vencedores. Por exemplo, um royal flush de espadas empataria com um royal flush de ouros. A mão com os sets mais cotados ganha; 7-7-7-3-2 bate 6-6-6-A-K porque os setes são maiores que os seis. As cartas que não combinam só importam quando os sets são iguais; K-K-J-3-2 bate K-K-9-8-7 porque o valete bate o 9. Para full houses, o vencedor determina-se pelas três maiores cartas. Se as três tiverem o mesmo nível ganha o par mais alto, de outra forma os níveis dos pares são ignorados. Para dois pares ou par, ganha a mão com o maior par. Lição 2: As Apostas O Poker tem tudo a ver com apostas. Kenny Rogers canta "You got to know when to hold 'em; know when to fold 'em". No início de cada mão, o jogador coloca normalmente uma pequena quantia de dinheiro conhecida como o ante, no centro da mesa. Algumas formas de Poker usam alternativas tais como apostas às cegas, que são usadas em jogos de Poker hold 'em. Estas apostas formam o prémio inicial, que vão para o vencedor da mão. Em certas alturas durante o jogo, os jogadores fazem apostas adicionais, aumentando o valor do prémio. Sempre que um jogador aposta, os outros jogadores têm que cobrir a aposta de forma a continuarem a jogar. Isto é conhecido como a aposta ou chamar a aposta. Os jogadores podem também aumentar a quantia da aposta ou desistir da mão. Esta última situação chama-se “folding”. Os jogadores podem fazer “fold” quando sabem que não tem possibilidade de ganhar o prémio. Quando o fazem estão a abdicar do dinheiro que colocaram no pote mas não têm que continuar a adicionar dinheiro à medida que os outros jogadores continuam a apostar. Se todos os jogadores fazem fold excepto um, esse jogador ganha automaticamente o prémio. As regras de apostas do Poker podem variar bastante dependendo da variante que está a ser jogada. A maioria dos jogos é de limite, onde existe um valor limite máximo que os jogadores apostam ou aumentam, assim como um número máximo de aumentos permitidos por ronda de apostas. Os jogos de altas apostas são por vezes prémios com limite, no qual o tamanho actual do prémio determina a aposta máxima permitida, ou jogos sem limites, nos quais as apostas dos jogadores limitam-se apenas pela quantia de dinheiro que trazem para a mesa. Lição 3: O Mecanismo É difícil resumir as regras básicas do Poker devido às variantes do jogo. O Poker usa um baralho standard com 52 cartas. Dependendo da variante alguns jogos de Poker usam mais ou menos cartas. Uma variação comum no Poker é adicionar cartas que podem assumir o valor de qualquer outra carta no jogo, tais como jokers. As cartas classificam-se da mais alta para a mais baixa como se segue; Ás, Rei, Rainha, Valete, 10, 9, 8, 7, 6, 5, 4, 3, 2. Em certas variantes, o Ás pode ser também a carta mais baixa. Os naipes têm todos o mesmo valor. A maioria das mãos de Poker têm cinco cartas. Existem também algumas variantes populares envolvendo mãos de sete cartas, como o 7 Card Stud. Aqui ganha o jogador com a mão mais alta. As cartas podem assumir qualquer valor ou naipe desejado. Pode ser quer uma carta extra adicionada, tal como um joker, ou uma certa carta no baralho standard que pode especificar-se como com qualquer valor, tais como deuces ou valetes. A jogada de cartas depende da variante de Poker que está a utilizar. Num jogo standard de 5 Card Draw, deitam-se cinco cartas a cada jogador, com a face voltada para baixo. Em algumas variantes do Poker, tal como Texas Hold'Em Poker, algumas cartas estão voltadas para cima para serem vistas por todos, chamadas as Hole Cards. Lição 4: O Jogo Nos jogos de Poker caseiros, é típico os jogadores iniciarem as apostas com uma determinada quantia de dinheiro, chamada ante. Os casinos usam normalmente as cegas para os seus jogos de Poker. Uma cega é uma aposta forçada colocada por um ou mais jogadores antes do jogo começar. Estas apostas iniciais têm a intenção de servir como incentivo para as pessoas permanecerem na jogada. As apostas iniciais colocam-se no centro da mesa; o que se chama o “pote”, prémio. No final de uma mão, a mão mais alta dos restantes jogadores ganha a mão. Se dois ou mais jogadores empatam no fim de uma mão, o prémio é normalmente dividido de forma igual entre os jogadores vencedores. As apostas também dependem das regras específicas da variante que está a jogar. As apostas começam normalmente com o jogador directamente à esquerda do negociador e continua no sentido horário. Se ainda ninguém tiver feito apostas, tem duas opções; Abrir ou Passar (fazer check). Abrir significa simplesmente que está a fazer a primeira aposta depois de estabelecido o prémio inicial. Se nenhuma aposta tiver sido feita e não deseja Abrir, então Passe. Passar significa que não quer apostar mais na sua mão mas que ainda não está pronto para desistir. Depois de Abertas as apostas, tem três opções quando for a sua vez de apostar: Ver (check), Aumentar (raise) ou Desistir (fold). Ver (check), ou Chamar, significa que pretende continuar na jogada mas não deseja apostar uma quantia maior. Para permanecer na jogada, tem que apostar o suficiente para cobrir o que tem sido apostado desde a sua última aposta. Se apostar inicialmente $5 e um outro jogador aposta $15, teria que apostar mais $10 para Ver a aposta. Se deseja permanecer na jogada e quiser apostar mais do que o nível actual de aposta, então irá Aumentar (raise). Para o fazer tem que cobrir a aposta actual e depois colocar a quantia adicional. Se apostar inicialmente $5 e outro jogador apostar $15, se quiser aumentar o nível da aposta para $20, cobre a aposta actual com $10 e então adiciona $5 para Aumentar a aposta. Em algumas variantes de Poker existe limite à quantia que um jogador pode Aumentar. Os limites fixos são mais comuns nos casinos, enquanto os limites variáveis são mais comuns em jogos de Poker caseiros. São menos comuns duas situações: sem limite e limite ao “pote” (prémio) mas alguns jogos de Poker lidam particularmente bem com estas estruturas. A última opção é o Fold. Quando faz Fold desiste da mão actual e perde a possibilidade de ganhar o prémio. Então para que serve o Fold? Permite desistir de uma má mão sem perder mais dinheiro. Pode ser uma opção a ter em conta quando utilizada correctamente. A seguinte lista de mãos assume uma mão de cinco cartas num ranking standard. As mãos de Poker listam-se de ordem decrescente. Certifique-se que conhece as mãos e a sua respectiva hierarquia antes de jogar Poker a sério. Se dois ou mais jogadores vencedores têm mãos cotadas de forma igual então o prémio deverá dividir-se igualmente pelos mesmos. As mãos vencedoras são as que se segue em ordem descendente Five Of A Kind – Cinco cartas iguais, apenas possível com “wild cards” * Royal Flush - Ás, Rei, Rainha, Valete e Dez do mesmo naipe Straight Flush – Cinco cartas do mesmo naipe em sequência Four Of A Kind – Quatro cartas iguais Full House – três cartas iguais e duas cartas diferentes do mesmo valor. Flush – Cinco cartas do mesmo naipe Straight – Cinco cartas em sequência independentemente do naipe Three Of A Kind – Três cartas iguais Two Pair – Duas cartas iguais e duas cartas diferentes do mesmo valor Pair – Duas cartas de igual valor High Card – Quaisquer cinco cartas que não se enquadram nas definições indicadas. O Ás é a carta mais alta e o dois a carta mais baixa. Five of a Kind Um Five of a Kind é a mão mais alta no Poker. Esta mão consiste em cinco cartas do mesmo nível, independentemente do naipe. Se mais do que um jogador tiver um Five of a Kind, ganha a carta mais alta: cinco Áses ganham a cinco Reis, que batem cinco Rainhas e consecutivamente. Só é possível um Five of a Kind quando se utilizam “wild cards” (cartas que podem assumir qualquer valor numa jogada). Royal Flush Um Royal Flush é um Ás-alto Straight Flush, A-K-Q-J-10. Tem um nome especial porque é a melhor mão natural possível de Poker. Natural significa que esta mão pode ser conseguida sem “wild cards” (cartas que podem assumir qualquer valor numa jogada). A seguir encontra a definição de Straight Flush. Straight Flush O Straight Flush é uma combinação entre um Straight (Quaisquer cinco cartas sucessivas de naipes diferentes) e um Flush (Quaisquer cinco cartas do mesmo naipe que não é sucessivo); grande nome não é? Um Straight são cinco cartas de forma sequencial, tal como 4-5-6-7-8. Na maioria das variações de Poker um Ás pode ser tanto alto (A-K-Q-J-10) como baixo (5-4-3-2-1). Um Straight pode não ser três das suas quarto cartas, são seguidas, e que combinadas com duas das cartas da mesa dá-lhe a hipótese de fazer uma sequência no turn ou no river, tal como Q-K-A-2-3. Esta mão não seria um Straight. Um Flush são cinco cartas do mesmo naipe. Por isso, um Straight Flush são cinco cartas de forma sequencial do mesmo naipe. Se tiver um 6 de paus, 7 de paus, 8 de paus, 9 de paus e 10 de paus terá um Straight Flush, e estará provavelmente muito feliz. Four of a Kind Four of a Kind são simplesmente quatro cartas iguais independentemente do naipe. Se existirem duas ou mais mãos que se qualifiquem, a mão com o nível maior ganha. Se encontrar uma situação onde dois jogadores têm um Four of a Kind igual, ganha a mão que tenha a maior carta exterior do Four of the Kind. Assim 4-4-4-4-A venceria um 4-4-4-4-9. Full House Um Full House são três cartas e um Par, tal como Q-Q-Q-3-3. Os desempates são resolvidos primeiro pelas primeiras três cartas, e depois pelo Par. Portanto, Q-Q-Q-3-3 vence 9-9-9-A-A e 9-9-9-A-A vence 9-9-9-Q-Q. Flush Quando as cartas são todas do mesmo naipe. Quando dois ou mais jogadores têm um Flush, aplicam-se as regras para a para Carta Alta. Straight Um Straight consiste em cinco cartas de qualquer naipe de forma sequencial, tal como 5-6-7-8-9. Como indicado no Straight Flush, um Ás pode ser alto (A-K-Q-J-10) ou baixo (5-4-3-2-1) mas não pode ser três das suas quarto cartas, são seguidas, e que combinadas com duas das cartas da mesa dá-lhe a hipótese de fazer uma sequência no turn ou no river (Q-K-A-2-3 não é um straight). Quando dois jogadores têm um Straight ganha a mão com a carta mais alta. Portanto, 6-7-8-9-10 vence 3-4-5-6-7. Se dois Straights têm o mesmo valor divide-se o prémio. Three of a Kind Um Three of a Kind são três cartas iguais. Se as suas outras duas cartas são um Par então tem um Full House e não um Three of a Kind (e deverá apostar mais!) Se dois ou mais jogadores têm um Three of a Kind ganha a carta com o valor mais alto. Se são ambas do mesmo valor, aplica-se a regra da Carta Alta. Two Pair A mão Two Pairs são dois Pares distintos de cartas que têm o mesmo valor e uma quinta carta de valor diferente. K-K-Q-Q-5 seria um Two Pair. O Par mais alto ganha em caso de empate. Se ambas as mãos tiverem o mesmo Par, ganha o segundo Par. Se ambas as mãos têm o mesmo conjunto de Pares, aplicam-se as regras para Carta Alta. Par Um Par são duas cartas iguais com outras três cartas distintas. Utilize as regras da Carta Alta em caso de empates. High Card High Card (Carta Alta) é qualquer combinação que não qualifica tal como qualquer uma das outras mãos mencionadas. Se ninguém tiver um par ou melhor, ganha a carta mais alta. Se várias pessoas empatam pela carta mais alta, verifique a segunda e sucessivamente. Carta Alta é também usada para desempatar quando outras mãos têm o mesmo valor. Mãos Vencedoras Este curso explica como determinar a mão vencedora depois de todas as apostas efectuadas. O primeiro passo é olhar para as cartas dos outros jogadores. Para este curso assumimos uma mão standard de cinco cartas. Vence o jogador com a mão mais cotada. As cartas têm um dos seguintes valores: 2, 3, 4, 5, 6, 7, 8, 9, 10, Valete, Rainha, Rei, Ás. O naipe será de Copas, Ouros, Paus ou Espadas. Quando ocorre um empate o prémio é normalmente dividido entre as mãos vencedoras. Num jogo de cinco cartas nunca é utilizada uma sexta carta para desempatar. “Folding” significa desistir da mão e da ronda. Se todos os outros jogadores desistem ganha o último jogador. Um jogador que faz fold não precisa de mostrar as suas cartas no final da mão. Estratégia Básica O Poker tem mais a ver com perícia do que a maioria dos jogos. A sorte também é um factor importante mas não irá ganhar simplesmente do nada. Sem uma boa estratégia não se sairá bem perante jogadores experientes. Uma das coisas mais importantes a ter em conta será ter uma estratégia de ganhar o mais possível e perder o menos possível, e não apenas preocupar-se em ter a melhor mão. Está no jogo para ganhar dinheiro, não pequenos prémios. Qualquer jogador pode ter esta sorte. Jogue em todas as mãos e responda a todas as apostas até ao fim, e poderá ganhar todos os prémios a que se propõe mas assim irá perder imenso dinheiro no processo. Os jogadores de topo jogam poucas mãos e maximizam o seu retorno quando as probabilidades estão do seu lado. Uma das piores estratégias é permanecer no jogo após uma má mão inicial. Se não tiver uma combinação vencedora quando começam as apostas, será do seu interesse desistir (fold). Mantenha-se em jogo algumas vezes para confundir os seus adversários mas não espere sempre que uma jogada má se transforme numa boa. Lembre-se, o dinheiro poupado é tão valioso como o dinheiro ganho. A melhor estratégia básica é jogar de forma selectiva e agressiva. As probabilidades irão mudar à medida que as cartas são deitadas sobre a mesa. Conheça as suas probabilidades e jogue agressivamente quando estas estiverem do seu lado. Mas tenha cuidado se jogar sempre de forma agressiva pois os seus adversários irão conhecer as suas tendências e terão melhores mãos que a sua. Tem que aprender a jogar de forma imprevisível. Não seja “agressivo” se surgirem más mãos. A melhor estratégia é abrandar e apostar menos. Aguarde, eventualmente a maré de azar irá passar. Estude os seus adversários e antecipe as acções dos mesmos. Quando as cartas são mostradas no fim do jogo veja quem tem o quê. Tente fixar padrões de jogo. O bluffing pode ser uma estratégia poderosa mas só deve ser utilizada pontualmente. Não será boa ideia fazer bluff com um jogador pouco criterioso. Não será provável que ele desista. A sua melhor oportunidade de fazer bluff com sucesso é quando joga contra um jogador que normalmente não tem muitas cartas, mas as que tem são boas, perante um prémio relativamente pequeno. Estas estratégias básicas aplicam-se a todas as formas de Poker. Tenha em conta as grandes diferenças de cada variação de Poker. Aprenda a combinar estas estratégias básicas com as tácticas específicas de jogo. A melhor forma de ganhar no Poker é aprender estas estratégias e muita prática. Tal como qualquer outra capacidade, exige tempo e esforço para se tornar capaz e “perigoso”. Dicas Finais As seguintes dicas são básicas para jogadores intermédios de Poker. As dicas baseiam-se na experiência de profissionais. Estas dicas podem funcionar como um bom suplemento a jogadores que têm um bom conhecimento da estratégia de Poker mas pouca experiência. Jogue no seu nível de experiência Não entre num torneio se está apenas a aprender a jogar Poker. Assegure-se que conhece os seus adversários e que pode jogar de facto tão bem como eles. Não jogue acima do seu limite A maioria dos peritos concorda que deve iniciar com pelo menos 50 vezes o limite da mesa. Saber quando fold 'em Os jogadores de topo de Poker jogam tipicamente 20 a 30% das suas mãos iniciais. Poderá remover algum do elemento sorte de Poker ao concentrar-se em valores iniciais mais altos. Analise os hábitos dos seus adversários Poderá aprender quase tanto acerca de uma mão de um jogador ao analisar o seu comportamento, como ao ver de facto as cartas que este tem. Como é que eles apostam quando fazem bluff? Como agem quando têm uma boa mão? A forma de ganhar no Poker é saber o jogo dos seus adversários antes de eles o mostrarem. Não faça “call” a não ser que esteja disposto a fazer “raise” Basicamente, coloque uma aposta de fichas no pote igual à aposta anterior. Faça-o apenas se souber que tem a melhor mão da mesa. Se não o fizer considere abandonar a mão. Aprenda a fazer bluff mas utilize esta técnica pontualmente Os jogadores de topo de Poker apenas fazem bluff quando sabem que há pouco perigo. Não dependa do bluff para se safar de uma jogada de má sorte. É uma boa forma de perder todo o seu dinheiro. Ponha os seus adversários no seu sítio Se os seus adversários tirarem este curso, saberão estudar as suas acções da mesma forma como poderá estudar as deles. A melhor forma de bater um jogador é ser imprevisível. Um jogador fácil de entender é um jogador fácil de vencer. Saiba a sua posição e como usá-la. A posição ideal do Poker é o negociador pois este é o último a agir. Nesta posição, tem a vantagem de observar toda a acção antes de precisar tomar uma decisão. Não há nada de errado com o Poker online O Poker online é um bom local para testar as suas capacidades básicas e estabelecer uma boa estratégia. No casino, terá que jogar de forma mais sábia contra uma competição possivelmente mais capacitada. Saiba qual é a melhor mão quando faz a sua aposta Por exemplo, se o quadro é único e a sua melhor mão é um three of a kind então precisa de considerar que alguém poderá muito bem ter um flush. Não se torne demasiado avarento É tão melhor ganhar alguns pequenos prémios do que perder alguns grandes. Se tem uma boa mão e o prémio é grande, vá em frente. Não se sinta mal por não conseguir tanto quanto poderia. Não se preocupe, seja feliz Jogue quando se sentir bem. Se se sentir zangado, cansado ou triste não irá estar provavelmente no seu melhor. Lembre-se, é um jogo pelo que se deverá divertir. Pesquise Como complemento a estes cursos, existem livros de Poker muito bons que abordam a estratégia e como jogar. Mais, tome nota do que funciona e do que não funciona consigo. É importante para si encontrar um estilo de jogo que se adeque e melhore o seu jogo. Probabilidades de Poker Existem inúmeros factores que jogam na determinação das probabilidades e situações que podem surgir ao longo de um jogo de Poker. Este curso pretende apenas dar-lhe uma ideia da probabilidade das suas cartas fazerem uma determinada mão. As probabilidades das cartas são as mais populares e familiares. É simplesmente a probabilidade de sair ou de pertencer a uma determinada mão. A tabela que se segue mostra a frequência estatística sob a qual ocorrem as diferentes mãos no Poker. O número na coluna da frequência representa o número de mãos necessárias para que um jogador tenha uma mão específica. Por exemplo, um jogador receberia um flush a cada 509 mãos. As probabilidades resultantes são de 1/509 ou cerca de 0.2% de oportunidade de sair um flush. Mão Poker # Combinações Possíveis Frequência Qualquer mão 2598960 1 Royal Flush 4 649740 Straight Flush 36 72194 4 of a Kind 624 4165 Full House 3744 695 Flush 5108 509 Straight 10200 255 3 of a Kind 54912 48 2 Pares 123552 21 1 Par 1098240 3 Carta Alta (Qualquer outra) 1302540 2 Michael Gersitz IX. Outros Poker Regras do Poker Texas Hold 'Em Lição 1: O início Recentemente, o Texas Hold 'Em tem-se tornado o jogo de eleição devido ao Tour World Poker e o Poker World Series. Com este curso, aprenderá as regras básicas do Texas Hold 'Em Poker. Se joga Texas Hold 'Em num casino então o negociador não se poderá juntar a si. É utilizado um disco para indicar a posição do negociador, chamado “botão do negociador”. Este marca o jogador que seria o negociador. À medida que o jogo avança o botão move-se no sentido horário de jogador em jogador. Antes das apostas das mãos, ocorre normalmente uma acção designada “às cegas." Uma jogada às “cegas” (blind) é uma quantia pré-determinada de dinheiro, adicionada ao pote, para se assegurar que existe sempre algo por que jogar em cada mão. O jogador directamente à esquerda do negociador, na maioria das vezes aposta uma quantia de dinheiro chamada "primeira cega," ou "pequena cega," que é metade da aposta mínima. O jogador à sua esquerda adiciona a “segunda cega" ou "cega grande", que é a aposta mínima em cheio. Uma vez estabelecidas, é tempo de dar as cartas. Cada jogador inicia com duas cartas voltadas para baixo. Lição 2: Apostar Após jogar as primeiras cartas, começam as apostas. As apostas começam com o jogador à esquerda dos jogadores que apostaram “às cegas”. Se apenas joga com três jogadores, então as apostas iniciam-se normalmente com o jogador à esquerda do negociador. As apostas ocorrem tal como num jogo standard de Poker. Os jogadores têm a possibilidade de chamar, aumentar ou jogar as suas cartas quando é a sua vez de falar. Para saber mais veja “Como Jogar Poker Lição 2: As Apostas”. O negociador então revela a carta do topo, conhecido como “queimar a carta”. Isto para assegurar que ninguém vê a carta acidentalmente e para ajudar a prevenir a batota. As próximas três cartas jogam-se com a face voltada para cima. Estas três cartas chamam-se "flop", e representam as primeiras três cartas de um total de cinco cartas de comunidade, a ser colocadas na mesa, voltadas para cima. Estas cartas podem ser utilizadas por todos os jogadores de forma a ajudá-los a formar a melhor mão de cinco cartas. Agora é tempo para outra ronda de apostas. Desta vez, a aposta começa com o jogador à esquerda do negociador. Novamente, os jogadores têm a possibilidade de chamar, aumentar ou jogar as suas cartas quando é a sua vez de falar. O negociador “queima” outra carta ao dispensá-la e deita mais uma carta voltada para cima perto das restantes cartas de comunidade. Esta carta chama-se "turn” ou "Fourth Street." Mais uma vez, as apostas começam com os jogadores à esquerda do negociador. Depois de o negociador queimar outra carta, seguimos para a "Fifth Street," que é a quinta carta de comunidade e final voltada para cima. Esta carta também é conhecida por “river”. Depois de se jogarem todas as cartas de comunidade, os jogadores podem usar qualquer combinação destas cinco cartas e das suas duas cartas voltadas para baixo para formar a melhor mão possível. A ronda final das apostas inicia-se novamente com o jogador à esquerda do negociador. Quando terminam as apostas, todos os jogadores que permaneceram no jogo revelam as suas mãos. Normalmente o jogador que fez a aposta inicial ou o jogador que fez o aumento final mostra a sua primeira-mão. Tal como no Poker standard, ganha o jogador com a mão mais cotada. É assim que se joga o Texas Hold 'Em Poker. A cada ronda, o jogo permanece igual. Poker Três Cartas Lição 1: Introdução Primeiro, o que é o Poker de Três Cartas? Pode-se chamar de muitas formas: Poker de Três Cartas, Poker Tri Card, Tri Poker etc. sendo de facto um jogo dois em um. Estes jogos são "Pair Plus" e "Three Card Ante and Play."No Pair Plus há pagamento de bónus para mãos de três cartas de um par ou melhor. O Three Card Ante and Play joga-se directamente com o negociador. Ambos os jogos baseiam-se em mãos que consistem em três cartas. Pode jogar um jogo de cada vez ou os dois ao mesmo tempo. Se jogar em simultâneo, os jogadores poderão apostar diferentes quantias em cada jogo. Tal como com as regras standard do Poker, o Three Card Poker joga-se com um conjunto standard de 52 cartas. As cartas normalmente são distribuídas por uma máquina automática ao negociador, em conjuntos de três. Este curso irá indicar-lhe as regras básicas do Three Card Poker e a estratégia para cada jogo baseado em probabilidades. Lição 2: Pair Plus é um jogo simples onde recebe três cartas e é pago de acordo com o valor de mãos certas de três cartas. A mão do negociador não está envolvida e nem no aumento nem na dispensa de cartas. Uma vez que a única decisão que é necessária fazer é decidir quanto apostar, não existe de facto nenhuma estratégia envolvida no Pair Plus. Mas, com pagamento por completo a baixa vantagem da casa, de menos 3,5%, torna este jogo tão atractivo como qualquer outro jogo de Poker. No Pair Plus, as mudanças de vitória/perda são mais voláteis do que no Three Card Ante and Play. Uma estratégia conservadora de apostas seria apostar duas unidades no Ante and Play e uma unidade no Pair Plus, ou apostas iguais. Muito bons jogadores preferem aumentar gradualmente o seu rácio conservador de apostas quando estão com sorte, para seguirem em frente antes de se tornarem agressivos e começarem a apostar no lado do Pair Plus. Esta tabela seguinte revela os pagamentos para mãos de três cartas Pair Plus. Mão Pagamento Straight Flush 40 para 1 Three Of A Kind 30 para 1 Straight 6 para 1 Flush 4 para 1 Pair 1 para 1 Lição 3: Three Card Ante and Play A jogada começa com uma aposta no ante. Este último pode ser qualquer quantia dentro dos limites estabelecidos na tabela. Após ver as suas três cartas, pode aumentar ao colocar uma aposta igual no Play ou jogar as suas cartas quando é a sua vez de falar e perder a aposta ante. Se jogar as suas cartas quando é a sua vez de falar, perde também a aposta Pair Plus, se alguma tiver sido feita. Não deverá jogar as suas cartas quando é a sua vez de falar se a o Pair Plus tiver compensado. Quando aumenta, coloca a sua mão contra a mão do negociador. Este então vira as cartas. Se o negociador não tiver uma Rainha Alta ou melhor, não se “qualifica” para jogar e paga aos jogadores activos as suas apostas ante. Aqueles que tenham um straight ou melhor recebem um Ante Bónus adicional. Os jogadores recebem um incentivo para as suas apostas. Se tiver uma mão que o qualifique, aqueles que não o poderem vencer perdem as suas apostas Ante e Play. Porém, podem ainda ganhar o Ante Bonus com um straight ou mais. A estratégia Three Card Ante and Play é jogar sempre Q-6-4 ou mais alto e nunca jogar abaixo disto. Esta tabela mostra os resultados possíveis e respectivo pagamento. Resultado Pagamento O negociador não qualifica Ante ganha 1 para 1, A aposta Play é devolvida O negociador qualifica-se e o jogador derrota-o Quer o Play e Ante ganham 1 para 1 O negociador qualifica-se e derrota o jogador Perde o Play e Ante O jogador qualifica-se e empata com o Quer o Play e Ante continuam negociador Mais, a Ante Bet tem um bónus extra que não depende da mão do negociador. A tabela descreve o pagamento de bónus extra na aposta Ante. Mão Poker Pagamento Straight Flush 5 to 1 Three Of A Kind 4 to 1 Straight 1 to 1 Regras de Poker Omaha Lição 1: Poker Omaha As regras do Poker Omaha são muito semelhantes às do Texas Hold 'Em Poker. O objectivo básico do Poker Omaha é criar a melhor mão de cinco cartas de um total de nove cartas. O jogador com a mão mais cotada ganha. São necessários entre dois a dez jogadores. As nove cartas são uma combinação de quatro cartas de bolso e cinco cartas de comunidade. Devido à abundância de cartas, as combinações resultantes são normalmente mais fortes no Omaha Poker do que em outras variações. Como no Texas Hold 'Em, os dois jogadores à esquerda do negociador começam com apostas “às cegas”. O jogador directamente à esquerda do negociador faz a pequena aposta “às cegas” e o jogador à sua esquerda faz a grande aposta “às cegas”. A posição do negociador na mesa roda no sentido dos ponteiros do relógio à medida que as rondas avançam. Depois de feitas as apostas “às cegas”, cada jogador inicia com quatro cartas de bolso com a face voltada para baixo. As apostas começam com o jogador à esquerda do jogador que fez a grande aposta “às cegas”. As apostas ocorrem de uma forma standard, ou seja o jogador pode jogar as suas cartas quando é a sua vez de falar, apostar ou aumentar quando chega a sua vez (para mais informação sobre estas acções ver Como Jogar Poker Lição 2: As Apostas). A primeira ronda de apostas limita-se a uma aposta e três aumentos por jogador. A segunda ronda começa com o negociador a dispensar ou queimar a carta de topo e de seguida dar 3 cartas de comunidade com a face voltada para cima. As cartas de comunidade são usadas por todos os jogadores. Estas primeiras três cartas são conhecidas como "flop." A segunda ronda de apostas começa então com o jogador à esquerda do negociador. Na terceira ronda, após dispensar a carta no topo, é jogada mais uma quarta carta de comunidade, conhecida como "turn." Segue-se mais uma ronda de apostas. Na quarta ronda, é “queimada” mais uma carta e joga-se uma quinta carta de comunidade. Esta chama-se "river card." Segue-se a ronda final. Os jogadores que permanecem usam então duas das suas cartas de bolso e três cartas de comunidade para criar a melhor mão de cinco cartas. Ao contrário do Texas Hold 'Em Poker, as mãos vencedoras têm que consistir em duas cartas de bolso e três de comunidade. Devido ao número de cartas entre as quais escolher, os straights e flushes são comuns. No final, devem mostrar-se as quatro cartas de bolso completas para receber o prémio. Lição 2: O Omaha Hi/Lo é uma variação normal do Omaha Poker. Joga-se exactamente da mesma forma como o Omaha Poker standard excepto que os restantes jogadores usam duas das suas cartas de bolso e três das cartas de comunidade para criar a melhor combinação possível mais baixa e mais alta. Os dois jogadores com as melhores mãos mais altas e baixas dividem o prémio. As mãos baixas só ganham se todas as cartas na mão tiverem um valor de 8 ou menos. Não é sempre possível uma mão tanto baixa com alta. Por vezes, só pode jogar para a mão alta ou para a mão baixa, mas é possível ganhar o prémio por inteiro ao ter ambas as mãos. Se empatar com outro jogador numa mão, ambos ganham um quarto do prémio. Diz-se que o prémio é dividido. Regras do Poker Stud O objectivo do 7 Card Stud é conseguir a melhor mão de cinco cartas, a partir de sete cartas. As mãos classificam-se de acordo com classificações standard. Os jogos Stud definem-se pelos seus limites de apostas. Os limites de aposta dos jogos dizem quase tudo o que um jogador precisa de saber sobre a natureza do jogo, as expectativas geradas e o tamanho do financiamento que deverá ter antes de começar a jogar. Uma compra típica no 7 Card Stud é dez vezes superior ao limite mínimo. Uma compra mínima ficaria por $20 para um jogo de $2-$4. Os iniciantes deveriam jogar apenas jogos abaixo do nível de $10-$20. Caso contrário, sujeitam-se a enfrentar jogadores acima do seu nível. No 7 Card Stud o ante é obrigatório. Os jogos mais baixos normalmente requerem um ante de 10%, $0.50 para um jogo de $5-$20. Os jogos mais altos podem aumentar o ante para 25%. Estas percentagens podem variar dependendo de onde joga. Depois de todos os jogadores colocarem a sua ante na mesa, começam as apostas. As cartas deitam-se uma a uma, no sentido horário. Cada jogador recebe duas cartas voltadas para baixo. A primeira carta exposta numa mão é dada ao jogador, com a face voltada para cima. Neste ponto, cada jogador tem três cartas na mesa, o que é conhecido como “Third Street". Determina-se o primeiro jogador a apostar através da primeira carta exposta mais baixa. Em caso de empate, é utilizado um naipe; espadas, copas, ouros e por fim os paus. Este jogador tem a opção de abrir as apostas com uma aposta igual ao dobro do ante. Se o ante é de $1, a aposta de abertura será então de $2. Se o primeiro jogador não desejar abrir a sessão, então devem jogar as suas cartas quando é a sua vez de falar e a oportunidade passa para o jogador imediatamente à sua esquerda. Depois da aposta de abertura, a mesma avança no sentido horário. O próximo jogador pode chamar o responsável pela abertura, aumentar a aposta anterior, apostar o limite mínimo ou jogar quando for a sua vez de falar. Durante o Third Street todas as apostas e aumentos fixam-se no limite mínimo. O negociador dá outra carta a cada jogador e o jogo prossegue para o Fourth Street. O jogador com a mão mais alta abre a sessão, sendo igual para as restantes aberturas de sessão. O jogador tem a opção de passar, apostar ou jogar as suas cartas quando for a sua vez de falar. Se a carta alta é um par aberto, quem abre a sessão pode apostar o limite superior, de outra forma teria que apostar o limite mais baixo. Todas as apostas para a ronda irão fixar-se no nível da aposta da abertura. Seguindo para o Fifth Street, cada jogador recebe outra carta com a face voltada para cima. Todas as apostas e aumentos são o limite mais alto. O Sixth Street joga-se da mesma forma que o Fifth. Joga-se apenas mais uma carta com a face voltada para cima, e todas as apostas e aumentos estão no limite superior. Para o Seventh Street, a última carta a ser distribuída está voltada para baixo como as duas anteriores cartas de bolso. Todas as apostas e aumentos estão no limite superior. Depois das Apostas e Aumentos serem resolvidos, os restantes jogadores entram no Showdown. Quem abre a sessão revela as suas cartas de bolso. Se um jogador deseja competir com esta mão, tem que revelar também as suas cartas de bolso ou jogar as suas cartas quando for a sua vez de falar. Ganha o jogador com a mão melhor cotada. Qualquer jogador pode pedir para ver qualquer mão que tenha sido descartada. Estratégia 7 Card Stud Este curso ensinará a estratégia sobre quais mãos jogar no 7 Card Stud e como jogar. Um grande factor na estratégia do 7 Card Stud é determinar quais as mãos de abertura valem a pena jogar. As mãos que se seguem são mãos iniciais estrategicamente “jogáveis” High Trips (10-A) – Apostar, aumentar e re-aumentar para se conseguir o maior número possível de jogadores. Low Trips (2-9) – Verificar e chamar para outros jogadores permanecerem no jogo e aumentar as probabilidades do mesmo. High Pair (10-A) – Se tiver o melhor par então aposte, aumente e re-aumente para conseguir o maior número possível de jogadores. Estreite o campo de acção e jogue agressivamente até a sua mão ser colocada em causa por uma maior. Baixo par com um High Kicker – Jogue devagar. Se não fizer Trips ou Two Pair na próxima carta então considere jogar as suas cartas quando é a sua vez de falar. É melhor não jogar esta carta a não ser que seja a mais alta. Low Pair conjugado sem High Kicker – Jogue devagar. Passe / fold se não fizer Trips ou Two Pair na próxima carta. É melhor não jogar esta carta a não ser que seja a mais alta. High Overcards – Jogue devagar se tiver as cartas mais altas. Passe / fold se não se transformar em algo pelo Fourth Street. High 3 Card Flush – Pelo menos duas das cartas devem ser 10 ou melhor. Faça fold se três ou mais naipes surgem no quadro. Jogue devagar e passe / fold se não fizer um flush de quarto cartas ou um par alto na próxima carta. Não jogue para um Flush ou Straight baixo. Quaisquer 3 Cartas para um Straight Flush – Faça fold se quatro ou mais dos seus straight flush estiverem no quadro. Jogue devagar e passe / fold se não fizer nenhumas quatro cartas para um straight ou four-card flush. Jogue de forma agressiva quando inicia com um par alto. É do seu melhor interesse eliminar o maior número possível de jogadas antes de uma mão melhor surgir. Jogue devagar quando começar com uma mão de três para um straight ou flush. É do seu interesse que os jogadores permaneçam para aumentar o prémio no caso da sua mão ser bem sucedida. Também é boa ideia começar de forma menos agressiva quando começar com trips. Aguarde até ao Fifth Street de forma a construir o prémio devagar. A melhor informação vem do quadro (board). Certifique-se que vê o que está à sua volta e mude a sua estratégia de Stud em conformidade. Normalmente, será boa ideia jogar as suas cartas quando for a sua vez de falar se a sua mão completa for vencida no quadro, a não ser que esteja a jogar uma mão forte, tal como o Straight Flush. Os adversários são a segunda melhor fonte de informação. Se estiver a jogar online esta fonte estará amplamente diminuída. Olhe com atenção para o adversário. Aponte quando os jogadores fazem bluff e jogue as suas cartas quando é a sua vez de falar. Mais, certifique-se que varia as suas jogadas. Os seus adversários também o irão observar. Não tenha receio de ser apanhado a fazer bluff de vez em quando pois por vezes pode compensar. A chave para o ganhar o 7 Card Stud está nas suas primeiras quatro cartas. Se a sua mão não desenvolve da forma que pretende, corte o mal pela raiz. Será mais fácil escapar e minimizar as perdas. Espere por mãos fortes para apostar.